Como construir uma cidade melhor

É bastante comum ouvir queixas de pessoas insatisfeitas com a administração das cidades onde moram. Dizem que a saúde é precária, a educação é desacatada, que a violência está cada vez aumentando, que o prefeito não faz nada, etc.

Reclamam como se a situação não tivesse nada a ver com elas, colocam sempre a culpa nos prefeitos, vereadores e secretários. Engano! Um dos principais culpados de todas as insatisfações são justamente (pasmem!) dos cidadãos, que não fiscalizam a verba do município e deixam tudo a mercê dos administradores. Pensam que seus deveres de cidadãos são cumpridos somente no dia da eleição, outro engano!

É tarefa do eleitor acompanhar sempre os trabalhos de seus representantes, seja nas reuniões de câmara, reuniões de bairro, através de outros contatos como e-mails, telefonemas,etc., o que não é permitido é deixar de cobrar.

Quanto mais longe e desinteressados pela política o povo estiver, mais ainda os politiqueiros gostam, pois assim não são vigiados e nem precisarão ser transparentes. Em todas as cidades onde existe corrupção, existe também um povo estagnado, não participantes da gestão pública, ou seja, muitos dizem não participar porque odeiam política quando na verdade não entendem nada sobre ela.

Há muito o que ser feito pela política, basta que haja pessoas com visões inovadoras, que não pensem que administrar uma cidade é somente asfaltar ruas e distribuir cestas básicas.

(Artigo publicado na Revista Sou + Minas de Capelinha-MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário