Tú te tornas responsável por aquilo que cativas...




Esta frase de Saint Exupéry imortalizada no romance O Pequeno Príncipe é bastante oportuna para a o dia da amizade (20 de julho).

Pensemos num jardineiro. Inicialmente ele está eufórico para plantar novas sementes, que haviam acabado de chegar. Tanta euforia era explicado pelo fato de dali a alguns dias brotarem novas flores, que ainda não existiam em seu jardim. Entretanto, bastaram alguns dias para que a efervescente vontade cedesse lugar à ociosidade e à omissão. Desistiu. Preferiu dar atenção às outras flores, que, por já estarem crescidas, não exigiam tanto cuidado e atenção.

Quantas vezes em nossa vida nos comportamos como um jardineiro omisso e ocioso! Conquistamos pessoas, semeamos relacionamentos, mas deixamos de lado no início da germinação. Nos acomodamos diante da laboriosa empresa de cultivar verdadeiras amizades. E para nos isentar deste aborto e da inércia, costumamos colocar a culpa no tempo (ingratidão nossa, pois o tempo é, ao contrário do que imaginam os ociosos, um solidificador de relacionamentos).

Plantemos sementes e jamais deixemos de cuidar delas. Um dia estas sementes serão imensas árvores, cujas folhas servirão de sombra em dias escaldantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário