O que é cidadania?

Por Alexandre Macedo

Muitas pessoas pensam que praticar a cidadania é somente possuir um título eleitoral e votar quando há eleições, isso é um grave engano. O voto é apenas um ponto de partida para a cidadania. A cidadania só se concretiza quando existe uma ação visando a qualidade de vida de uma cidade, podendo ser um ato individual ou coletivo.

Somente o ato de votar não gera nenhuma espécie de cidadania, pois, ela consiste no acompanhamento, nas reivindicações e organizações dos cidadãos em torno da administração pública. A prática da cidadania se dá por meio de pessoas esclarecidas de seus direitos e por políticos conscientes que entendem que a cidadania é o único caminho para o progresso.

Uma grande arma nas mãos das pessoas que lutam pela cidadania é a “Constituição Cidadã” que é,como alguns autores dizem, “a bíblia da sociedade”, tamanha é a sua importância. A Constituição foi promulgada no ano de 1988 e contém todos os nossos direitos que devem ser cumpridos pelos governantes.

Eis alguns direitos e deveres nossos enquanto cidadãos;

DIREITOS: Direito à educação, saúde, lazer, habitação, livre expressão, lutar por nossas idéias em partidos políticos ou sindicatos, lutar por nossos valores, etc.



DEVERES: Fazer parte do governo, votando e depois cobrando promessas, criticando, opinando e pressionando nossos administradores. Participar de conselhos de bairro, reuniões de câmara, etc.

Um cidadão nunca deve esperar que seus representantes enxerguem todas as soluções para os problemas, mas, ele mesmo deve se reunir com outras pessoas a fim de partilharem idéias para levar ao conhecimento dos prefeitos e vereadores.


Cumprir nosso dever de cidadãos nos realiza plenamente, pois, o nosso papel na sociedade é fazer com que a nossa cidade seja cada vez mais harmoniosa, com igualdade, paz, justiça, e amor. E isso só se dará a partir da nossa participação efetiva na sociedade, buscando construir juntos a cidade que sonhamos.

(Artigo publicado na Revista Sou + Minas de Capelinha/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário