CONCEITO, INTERAÇÃO E APLICABILIDADE DA FILOSOFIA EDUCACIONAL NOS PARÂMETROS ESCOLARES DE HOJE


Discutir a Filosofia da Educação é antes de tudo, uma questão conceitual. Ao nosso entender é inegável o uso do conceito como elemento básico para a obtenção do conhecimento, seja este inerente a qualquer domínio da ciência. Desta forma acreditamos que conhecer a Filosofia e conhecer a Educação são pressupostos básicos para se analisar as interações entre ambas.
   
Assim, este artigo vai analisar conceitualmente os domínios desta disciplina para em seguida buscar uma resposta mais ou menos segura para o questionamento: Em que a Filosofia contribui para a compreensão dos fenômenos educacionais?
         
É importante destacar ainda a estreita relação entre a Filosofia e o conhecimento. Antes de discutir a Educação, precisamos conhecer o processo de desenvolvimento do conhecimento a partir da Antiguidade Clássica, onde percebemos uma transformação da tradição oral à perspectiva de um conhecimento marcado pela escrita.
            
Estas observações tornam-se relevantes na medida em que o conhecimento é o próprio objeto da educação. Nas palavras de Paulo Freire tomamos ensinar como educar:

Para entendermos a Filosofia como teoria devemos antes buscar a etimologia da palavra teoria. Teoria vem do grego e quer dizer uma forma privilegiada de ver. Em linhas gerais podemos entender a teoria como o aspecto sob o qual uma coisa se apresenta e como a visão da verdade. O conhecimento baseado na teoria é o conhecimento a partir da experiência, daquilo que se vê, daquilo que se pode chamar de verdade.

Portanto o conhecimento é um elemento indissociável da Educação, principalmente ao constatarmos que o processo educacional visa a fornecer ferramentas necessárias à construção do saber.
           
E no sentido de cumprir esta função última, torna-se necessário articular os domínios desta disciplina, agregando meios de operacionalizá-la, onde o profissional ou educando da área possam discutir e aplicar da maneira mais completa possível os conceitos desenvolvidos neste domínio da prática pedagógica.

Julio César Cientista da Religião e Antropólogo
Twitter:@jcientista

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