
Assim, este artigo vai analisar
conceitualmente os domínios desta disciplina para em seguida buscar uma
resposta mais ou menos segura para o questionamento: Em que a Filosofia
contribui para a compreensão dos fenômenos educacionais?
É importante destacar ainda a
estreita relação entre a Filosofia e o conhecimento. Antes de discutir a
Educação, precisamos conhecer o processo de desenvolvimento do conhecimento a
partir da Antiguidade Clássica, onde percebemos uma transformação da tradição
oral à perspectiva de um conhecimento marcado pela escrita.
Estas observações tornam-se
relevantes na medida em que o conhecimento é o próprio objeto da educação. Nas
palavras de Paulo Freire tomamos ensinar como educar:
Para entendermos a Filosofia como teoria devemos antes buscar a
etimologia da palavra teoria. Teoria vem do grego e quer dizer uma forma
privilegiada de ver. Em linhas gerais podemos entender a teoria como o aspecto
sob o qual uma coisa se apresenta e como a visão da verdade. O conhecimento
baseado na teoria é o conhecimento a partir da experiência, daquilo que se vê,
daquilo que se pode chamar de verdade.
Portanto o conhecimento é um
elemento indissociável da Educação, principalmente ao constatarmos que o
processo educacional visa a fornecer ferramentas necessárias à construção do
saber.
E no sentido de cumprir esta função
última, torna-se necessário articular os domínios desta disciplina, agregando
meios de operacionalizá-la, onde o profissional ou educando da área possam
discutir e aplicar da maneira mais completa possível os conceitos desenvolvidos
neste domínio da prática pedagógica.
Julio César Cientista da Religião e Antropólogo
Twitter:@jcientista
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