Não que eles fossem forçados a ir pelo domínio de uma polícia que os empurraria para uma espécie de curral; Não era assim que as coisas se passavam. A turma de cima era muito mais esperta e usava processo sofisticadíssimos, meios que faziam que os seres humanos nem percebiam que eram encurralados; muito antes pelo contrário: tinham a certeza que iam trabalhar com toda liberdade. o processo usado pela turma dominante era a educação. Desde o berço e depois na escola se mostrava que o objetivo da vida era a produção; sem produção não se podia viver nem sobreviver; sem produção não havia possibilidade de ganhar dinheiro; e com o dinheiro se podia comprar uma séria de coisas inúteis e ilusórias, como brincos, patinetes, rádios de pilhas, televisões, computadores, quadros, estátuas, vasos, etc.
E cada um comprava o que precisava e não precisava, também sem saber o que estava induzindo a consumir; como cada um tinha uma TV ou um rádio ou pelo menos compravam um jornal por dia, a turma de cima tinha montado um outro sistema reforçador da educação anterior: martelava a cabeça da população com anúncios, slogans, os mais diversos o que faziam com que todo mundo fossem para as lojas comprar aquilo que passavam dias e dias, produzindo nas fábricas e nas oficinas.
Assim esta população passava quase todo o seu tempo produzindo produtos para depois comprá-los e os consumir.
Eram infelizes, brigavam nos campos de futebol onde eram levados pelo mesmo processo.
Alguns raros seres humanos escapavam deste processo; Viviam escondidos em florestas; Viviam felizes, em harmonia com a natureza, sem dinheiro, nem rádio, nem TV, nem geladeira. Confiavam num ser maior cuja a natureza lhes proporcionava o conforto essencial...
E não precisa dizer que toda a semelhança com seres humanos atuais será mera coincidência...
Pierre Weil
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