Da pobreza ao poder: Como Estados efetivos e cidadão ativos podem mudar o mundo.

A Editora Cortez e Oxfam Internacional no Brasil lançam, na semana de 13 de setembro de 2009, o livro "Da pobreza ao poder: como cidadãos ativos e Estados efetivos podem mudar o mundo". O autor do livro, Duncan Green, responsável pelo Departamento de Estudos e Pesquisas de Oxfam estará no Brasil para as atividades referentes ao lançamento da publicação


Lançamento: Livro "Da Pobreza ao Poder: como cidadãos ativos e Estados efetivos pode mudar o mundo"

Duncan Green, Coordenador de Estudos e Pesquisas da Oxfam, virá ao Brasil para o lançamento do livro “Da Pobreza ao Poder – Como Cidadãos Ativos e Estados Efetivos Podem Mudar o Mundo”

Nos âmbitos local, nacional e global, pessoas em situação de pobreza estão estreita e crescentemente ligadas à sociedade por meio dos mercados de trabalho e dos bens e serviços que compram e vendem. Os mercados poderiam permitir às pessoas sair da pobreza e transformar suas vidas. No entanto, em muitos casos, a concentração de poder nos mercados impede que os benefícios do crescimento sejam usufruídos por pessoas afetadas pela pobreza. A redistribuição de poder nos mercados em todos os níveis é essencial para que o crescimento opere a favor dos pobres.

Da Pobreza ao Poder - Como Cidadãos Ativos e Estados Efetivos Podem Mudar o Mundo, publicado na Inglaterra pela Oxfam Internacional (2008), será lançado na Bienal Internacional do Livro, que acontece no Rio de Janeiro/RJ entre os dias 10 e 20 de setembro de 2009. A obra traz uma grande contribuição para um debate urgente e marcado por mudanças rápidas em torno do desenvolvimento. Sua análise baseia-se na experiência das organizações afiliadas de Oxfam International e contrapartes em mais de 100 países e em abrangentes discussões com diversos profissionais da área do desenvolvimento. A Cortez Editora assina a co-edição brasileira junto com a Instituição.

O livro oferece uma visão de mulheres e homens de todas as partes do mundo que tem educação, saúde e acesso a outros direitos bem como, dignidade e voz – e que são donos de seus destinos. Para que isso seja possível para todas e todos, faz-se necessário o estabelecimento de um novo acordo global – um acordo para a redistribuição de poder, participação, oportunidades e ativos. A experiência da Oxfam, retratada no livro, nos permite concluir que a redistribuição necessária pode ser alcançada por meio de uma combinação de cidadãos ativos e Estados efetivos.

Por que Estados efetivos? Porque a história revela claramente que nenhum país prosperou sem um Estado capaz de administrar o processo de desenvolvimento ativamente. Nada disso é fácil. As melhores constituições e Estados são como obras detalhadamente projetadas e podem ser comparados com grandes realizações da civilização no campo das artes visuais, da música, da filosofia ou da poesia.

Por que uma cidadania ativa se faz necessária? Porque para que as pessoas possam viver com dignidade e que Estados, empresas e outros sejam responsabilizados por suas ações, é crucial que os cidadãos possam determinar o curso de suas próprias vidas, lutando por seus direitos e por justiça em suas sociedades. Cidadãos ativos constituem um ingrediente essencial para que os Estados da atualidade trabalhem eficazmente para pôr fim à pobreza e à desigualdade em bases sustentáveis.

Outro destaque do Da Pobreza ao Poder - Como Cidadãos Ativos e Estados Efetivos Podem Mudar o Mundo, refere-se aos governos de países ricos. Segundo autor, eles devem concentrar-se, primeiramente, em colocar sua casa em ordem. Eles devem reprimir duramente em seus territórios atividades danosas, como o comércio de armas, a restrição ao fluxo livre de conhecimentos e tecnologia, a falta de ética das empresas, emissões de carbono que podem destruir o planeta. “Essa agenda de ‘parar de prejudicar’ deve ser complementada por uma solidariedade ativa com a luta de pessoas em situação de pobreza e suas comunidades dentro dos países em desenvolvimento, que deve incluir uma maior ajuda humanitária em termos de quantidade e qualidade. Não pode haver uma causa mais louvável. A luta contra o flagelo da pobreza, da desigualdade e da ameaça de um colapso ambiental definirá o século XXI, como a luta contra a escravidão ou pelo sufrágio universal definiu eras pregressas. Se falharmos, as gerações futuras não nos perdoarão. Se formos bem-sucedidos nesse esforço, elas se perguntarão como o mundo tolerou essa injustiça desnecessária e sofreu seus efeitos por tanto tempo.”, nos fala Duncan Green.

“A versão brasileira da obra chega num momento em que a superação da pobreza e da desigualdade extrema talvez constitua o mais abrangente dos consensos que unem hoje praticamente todos os brasileiros.” descreve Rubens Ricupero, em sua apresentação à edição brasileira.


Sobre o autor:

Duncan Green, desde 2004 dirige a área de Estudos e Pesquisas de Oxfam Grã-Bretanha. É também Profes sor Visitante da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. O autor tem mais de 20 anos de experiência e de reflexão nos temas de de senvolvimento e de combate à pobreza e as desigualdades.

Formado em Física pela Universidade de Oxford, sua vida profissional mudou radical mente quando realizou uma viagem para a América do Sul, no final dos anos 1970. Viveu e trabalhou em diversos países acompanhan do como jornalista e ativista as dificuldades econômicas, políticas e sociais que carac terizaram a região nas décadas de 1980 e 1990. Essa experiência resultou na publicação de diversos livros sobre a América Latina, como, por exemplo, La Revolución Silenciosa, El auge de la economía de mercado en America Latina (Tercer Mundo editores, Colombia, 1997).

Em 1997, integrou os quadros da organização não governamental britânica CAFOD como Analista Político em Comércio e Globalização. Na ocasião, publicou diversos textos, sobre comercio internacional, pobreza e desenvolvi-mento. Esse novo desafio lhe possibilitou AM pliar seus horizontes e conhecimentos para novas regiões do planeta, especialmente África e Ásia.

No ano 2004, Duncan assumiu o cargo de As sessor Sênior no Departamento de Desenvol vimento Internacional do Governo Britânico. Atualmente, Duncan vive em Brixton, no sul de Londres, com a esposa e dois filhos.


Um comentário:

  1. É uma ótima recomendação de leitura, mostrando que com avançado da tecnologia e com o uso da internet, todos podem colaborar para mudar o mundo!!

    ResponderExcluir