Eleição do DCE da PUC-PR é barrada pela Justiça


Por Adriano Ribeiro Machado


As eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) realizado nesta quinta-feira (17) foram, no mesmo dia, suspensas por limitar judicial. O juiz da 20ª vara cível da região metropolitana de Curitiba, Anderson Ricardo Fogaça, determinou a suspensão do pleito estudantil alegando que a chapa da situação “Identidade” não cumpriu o artigo 44 do estatuto do próprio DCE.

A chapa da atual gestão ignorou o prazo de cinco dias para afixação do edital com as instruções sobre o processo eleitoral, que deveria ser divulgado antes do dia das eleições, previsto no estatuto da entidade. De acordo com a medida liminar a comissão eleitoral deverá organizar um novo processo eleitoral, respeitando os prazos que constam no estatuto social da entidade.

O pedido de suspensão foi solicitado pela única chapa de oposição inscrita na disputa “Até Quando?”, que teve sua candidatura impugnada dias antes da eleição. Além da anulação das eleições, a chapa de oposição também questionou substituições no estatuto do diretório nas vésperas da eleição e a formação dos componentes da comissão eleitoral que poderiam privilegiar a “Identidade” no pleito.

O atual presidente do DCE e estudante de direito, Rafael Rodrigues, que não disputará a reeleição, mas apoia a chapa “Identidade”, afirmou que o DCE recorrerá da decisão. “Queremos também que o regimento seja cumprido e respeitamos a decisão pela suspensão do processo pelo erro na eleição, mas iremos recorrer dessa liminar”, assegurou.

Já para a candidata à presidência pela oposição, Nicoly Kulcheski, estudante de serviço social, a anulação garantirá a lisura na escolha dos próximos dirigentes da entidade e que a liminar representa uma vitória da democracia. “Nós acreditamos que mais importante que a vitória de uma das chapas foi a vitória de ontem, pois quem ganhou foi a democracia dentro do movimento estudantil, que é nosso objetivo, e nossa maior vontade”, disse

Fonte: http://migre.me/RNIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário